A comunicação é a habilidade mais importante que alguém pode ter – mas não é ensinada nas escolas. Saiba como melhorá-la na prática.

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que alguém pode ter. E o mercado de trabalho sabe bem disso: uma pesquisa global do LinkedIn mostrou que esta foi a competência mais requisitada em oportunidades de emprego postadas entre julho e julho deste ano.

Mas, diferentemente das habilidades técnicas, a comunicação não é ensinada nas escolas. Como, então, desenvolvê-la na prática? Segundo a consultora executiva Charreah K. Jackson, algumas atitudes podem ajudar nesse caminho. Em entrevista ao portal Today, ela compartilhou quatro dicas de como ser um melhor comunicador.

1. Diga não quando necessário
Falar não pode ser difícil, principalmente quando você não quer magoar a outra pessoa. Mas, segundo Jackson, é importante ter em mente que o tempo é um ativo valioso. A cada vez que você diz “sim” para algo que lhe pedem, está dizendo não a outras coisas.

Por isso, seja honesto com você mesmo e saiba definir limites. “Quando você não consegue dizer ‘não’ no trabalho ou em sua vida pessoal, está dizendo ‘não’ aos seus próprios sonhos e às outras formas nas quais poderia gastar seu valioso tempo.”

2. Aprenda a delegar
Assumir todo o trabalho sozinho pode parecer uma bom modo de se mostrar produtivo e competente – mas, segundo Jackson, a realidade não é bem essa. A especialista acredita que delegar é, na verdade, o melhor caminho para melhorar seus resultados. “Todas as grandes pessoas têm ajuda para chegar lá”, diz.

Mas isso não significa apenas entregar uma lista de tarefas para as outras pessoas. É importante abrir espaço para perguntas e garantir que o time a compreendeu o que deve fazer. Também deixe claro quais são as expectativas e os resultados esperados. “Reserve um tempo para garantir que sua equipe tenha uma direção clara para acelerar o desempenho”, diz.

3. Saiba lidar com discordâncias
Se você precisa ter uma conversa delicada com alguém, Jackson recomenda respirar fundo e se comprometer a manter o pé no chão. Outra atitude positiva, segundo ela, é lembrar a outra pessoa de que vocês estão no mesmo time e buscando o mesmo objetivo. “Identificar nossos propósitos e objetivos comuns nos dá uma base para construir qualquer conversa – especialmente quando não concordamos”, diz.

Demonstrar que você está ouvindo a outra pessoa também torna a conversa mais amigável. Mas, no fim das contas, a coach também recomenda avaliar em que discussões vale realmente se envolver. “Você não tem energia para gastar com coisas que não importam”, diz.

4. Peça o que você quer e precisa
“A maioria das pessoas prefere mastigar vidro a pedir ajuda”, afirma a consultora. Obviamente, este não é o melhor caminho. Um truque utilizado por ela para se sentir mais à vontade é considerar que situações podem ser vantajosas para os dois lados. Em geral, as pessoas se sentem bem ao ajudar os outros.

“E lembre-se de que tudo e todos precisam de apoio”, acrescenta ela. “Quando não pedimos e não recebemos apoio, ficamos fora de equilíbrio.”

(By PEGN)

© 2024 Agência Vanguarda. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por yeti lab