​Por Felipe Andrade​

Assim como as possibilidades e ferramentas de comunicação interna são diversas, seus benefícios dentro de uma organização também são inúmeros, tanto para a organização em si quanto para as pessoas que a compõem.

Confira alguns dos muitos benefícios da comunicação interna para uma empresa:

1 – Credibilidade e Transparência:

No contexto da comunicação interna, veículos oficiais dão maior credibilidade à mensagem e o desenvolvimento de canais de informação com a equipe proporciona mais transparência à organização. Pesquisas apontam que, para se criar uma cultura de qualidade em determinada empresa, independente do segmento em que atua, um dos fatores levados em conta pelos colaboradores é a credibilidade da mensagem, ou seja, quanto mais respeitável a fonte, mais valorizada a mensagem (Harvard Business Review, Abril, 2014 – http://hbr.org/2014/04/creating-a-culture-of-quality/ar/1).

2 – Informação rápida e precisa:

Uma nova vaga, com início imediato, precisa ser anunciada! Nada melhor que aproveitar as inúmeras ferramentas para atingir o maior número de pessoas em menos tempo.

3 – Conhecimento da organização:

Assim como acontece com o público externo por meio de outros canais de informação, uma comunicação interna eficiente apresenta aos colaboradores as principais ações e projetos daquela organização.

4 – Pertencimento da equipe:

Informar ao colaborador, em primeira mão, o posicionamento, as políticas e novidades da organização geram o engajamento da equipe, que se sente “parte integrante do negócio” (ABRACOM – Caderno de Comunicação Organizacional http://www.abracom.org.br/arquivos/ComunicacaoInterna.pdf).

5 – Oportunidades de destaque profissional:

Por meio de ações de comunicação interna, a empresa conhece (e reconhece) os colaboradores que mais se destacam em determinadas áreas. Premiações, promoções, mensagens de boas-vindas a novos colaboradores e histórias de vida inspiram e incentivam os demais membros da equipe.

6 – Alinhamento e Motivação:

Em qualquer organização, quanto mais bem informada for os colaboradores sobre as principais ações, objetivos e estratégias daquela empresa, mais motivados ficarão no desempenho de suas tarefas e mais forças serão somadas para a superação desses objetivos.

7 – Troca de conhecimento:

Uma das premissas de qualquer ação comunicativa é a interação e, mais que levar informação aos colaboradores, a comunicação interna possibilita um feedback da equipe, que, por sua vez, auxilia no direcionamento de outras ações no futuro.

8 – Minimização dos efeitos de crises:

Quanto mais efetiva e dinâmica a comunicação interna, menos impacto negativo haverá em casos de crises – que, inclusive, podem ocorrer em qualquer organização.

9- Potencialização de resultados positivos:

Se por um lado a comunicação interna, quando bem estruturada, reduz efeitos negativos de uma crise, ela pode, por outro, impulsionar e fomentar os ganhos para a organização.

10 – Clima organizacional positivo:

A troca de informação não se dá apenas no âmbito colaborador-empresa. A comunicação interna contribui para ampliar as relações interpessoais, criando um clima de cooperação e interatividade.

___

*Filipe Andrade é assessor de imprensa